Somos todos preguiçosos | Caio Castro - Endorfina Assessoria Esportiva

Posted by: Endorfina | Posted on: março 24th, 2016 | 0 Comments

SOMOS TODOS PREGUIÇOSOS

Somos todos preguiçosos

É verdade. Tanto na vida quanto na corrida. Sempre buscamos as soluções mais fáceis (que nem sempre são as melhores) para tudo. Preferimos deixar nas mãos dos outros o que muitas vezes é responsabilidade nossa. Temos preguiça de achar a solução, e se achamos, temos preguiça de resolver. Não queremos a solução porque muitas vezes preferimos o problema (já dizia o querido Padre Fábio de Melo).

Vamos contextualizar? Todos nós conhecemos aquela pessoa cheia de “doenças”. Ela sempre gosta de exibir sua diabetes, artrite, hipertensão, osteoporose, labirintite e inúmeros outros. Nós também conhecemos aquela pessoa que tem a famosa dor nas costas ou nos joelhos. Aquela mesma que diz que o problema é a idade… que o médico mandou fazer hidroginástica. Sei que nesse momento você pensou em alguém que se encaixa aqui.

Essa pessoa tem preguiça de encontrar uma solução para essas dores. Ela prefere uma “infiltração de remédios” a procurar alguma atividade física orientada ou algum tratamento conservador. Afinal, é bem menos trabalhoso, né?! Melhorar de verdade dá trabalho, gasta tempo e paciência. Tratar o sintoma é muito mais fácil e rápido do que investigar e agir nas verdadeiras causas do problema.

Problemas de dor nas coistasVocê também se encaixa aqui? Você procura uma orientação antes de fazer alguma atividade ou simplesmente vai lá e vê no que vai dar? Você que já tem algum problema ortopédico, está fazendo o quê para mudar isso?

É difícil e desanimador avaliar alguém que não quer melhorar. Ela te procura, você mostra o caminho, mas ela quer fazer um exame de imagem, ela quer um analgésico, ela quer fazer uma infiltração… ela quer deixar nas mãos dos outros, isso é o que ela quer! NÃO SEJA ESSA PESSOA!

Em contrapartida, quando alguém está realmente disposto, é maravilhoso! Dali saem os melhores e mais rápidos resultados.

Para atletas amadores e profissionais de corrida de rua, é muito importante um trabalho preventivo. É muito importante uma orientação sobre sua técnica de corrida, sobre sua pisada, sobre sua alimentação. Prevenir é melhor do que remediar.

Tratamento de fisioterapiaConvido você a fazer uma autoanálise: em relação aos seus problemas (não só ortopédicos), o que você está fazendo para resolver? O que você faz é suficiente? Você realmente quer resolver?

Caso você tenha algum problema ortopédico ou lesão procure um Fisioterapeuta capacitado e desconfie de soluções em que você não faz o trabalho duro. Desconfie de gelo demais, “choquinho” demais, aparelhos demais. Questione! Ninguém (ninguém mesmo) quer a solução do seu problema tanto quanto você. Um tratamento requer esforço! Se esse for o seu caso, sugiro a leitura do artigo “Fisioterapia não funciona” e você entenderá por que.

A Endorfina Assessoria Esportiva disponibiliza uma estrutura e profissionais para cuidar de tudo: prevenção, técnica, biomecânica, recuperação, alimentação, etc. No entanto, quem faz o serviço é você. Nós te daremos o norte, mas as pernas são suas. Se você não se encaixa nesse texto ou quer mudar seu modo de agir, #vemcomagente!

Caio Castro Endorfina

Caio C. Castro