Rodrigo Lacerda: Descanso é treino! | Endorfina Assessoria Esportiva - Endorfina Assessoria Esportiva

Rodrigo Lacerda: Descanso é treino!

Posted by: camila | Posted on: março 29th, 2017 | 0 Comments

Descanso é treino!

shutterstock_361580957

Com certeza você já ouviu essa frase, caso não tenha, guarde como uma das mais importantes dicas que você pode ter sobre treinamento.
É muito comum quando gostamos de algo querer sempre mais e isso não é diferente na corrida, quando o “bichinho da corrida” nos pica, desenvolvemos um vício, pois a sensação de praticar a atividade é muito boa. Muitas vezes costumo ver atletas amadores correndo todos os dias, ou até mesmo duas vezes por dia, tamanho o bem estar que a corrida proporciona, mas isso deve ser olhado com muita atenção: Nosso corpo precisa de descanso!

Descansar significa ficar parado da atividade específica por um período, seja ele um dia ou um mês, sim você em algum momento ao longo dos anos de treino deve tirar férias, literalmente.
O descanso atua diretamente em duas frentes:

Melhora da performance: Sim, descansar restaura todo o desgaste acumulado e um corpo em sua plenitude consegue treinar melhor e consequente melhorar seu desempenho. No Treinamento Esportivo existe o princípio da Supercompensação que podemos explicar como sendo a relação ótima entre o treino e o descanso, ou seja, quando o treino é aplicado na intensidade, volume ideais e na sequência é dado o descanso apropriado para que o atleta receba a próxima carga de treino.

Diminuição do risco de lesões: Seguindo o mesmo raciocínio da Melhora de Performance, quando você descansa seu organismo passa por um processo de recuperação, nesta etapa a musculatura se fortalece, o ácido lático, produzido durante a atividade física é metabolizado e todo o corpo de maneira geral se fortalece para suportar as próximas cargas de treino.

Concluindo, as frases: “Aproveite com moderação” e “Descanso é Treino” devem fazer parte da sua rotina. Nada em excesso, isso inclui exercícios físicos.

Bons treinos!

foto-rodrigo

Rodrigo Lacerda

Gestor estratégico, diretor da Endorfina Assessoria esportiva e, claro, endorfinado de carteirinha.

Talvez se interesse por outro texto de Rodrigo: