Qual a idade mínima para a criança praticar musculação?

Geralmente temos essa dúvida porque, pelo fato dessa atividade envolver pesos extras e esforços consideráveis, achamos que o desenvolvimento da criança pode ser prejudicado.
A verdade é que não há evidências científicas mostrando qualquer tipo de prejuízo no desenvolvimento da criança caso ela pratique musculação. Muito pelo contrário, estudos mostram que essa atividade favorece o equilíbrio hormonal, melhora as habilidades motoras básicas e o controle do percentual de gordura corporal.
O que não se tem exato é a idade mínima para início da atividade. Porque mais importante do que a idade, é como a criança se sente naquele local, ou seja, não importa se ela tem 9 ou 13 anos, mas sim como irá se posicionar no ambiente do salão da musculação e como será o seu entendimento dela sobre a modalidade. Assim será decidido se ela tem capacidade de frequentar o lugar, se irá precisar de um acompanhamento personalizado ou se terá um horário mais adequado para atendê- la. Portanto, se uma criança de 8 ou um adolescente de 14 anos demonstrarem interesse em praticar musculação, leve-os!
Apenas tenha cuidado ao escolher o local, pois a preparação do profissional de educação física responsável é de extrema importância para garantir os benefícios que a modalidade oferece.
A Endorfina conta com treinadores qualificados para atender crianças de diversas idades, garantindo controle adequado da intensidade e volume dos treinos, atividades lúdicas e exercícios que irão gerar desafio e não cobrança para as crianças/adolescentes.